A Rede Consultoria Educacional realiza seu primeiro Congresso Internacional de Educação e Tecnologias com o apoio do Instituto Piaget de Viseu (Portugal) e Unigran Capital, convida toda a comunidade académica a participar. Público: Docentes, estudantes e profissionais das instituições envolvidas e de outras instituições; Profissionais ligados à educação e às tecnologias, público em geral.
de 27 a 29 de Outubro de 2022
PROGRAMA
Quinta-feira – 27/10/2022
Dia 1: Formação de professores
14.00 – Sessão de Abertura – Apresentações por parte dos representantes das instituições parceiras
Possui graduação em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pela Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Mestre em Computação Aplicada, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Analista de Sistemas do Centro Universitário da Grande Dourados e professor do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas modalidade EAD e Engenharia de Software (modalidades EAD e Presencial). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, Redes de Computadores, Segurança da Informação, Sistemas Embarcados, Processamento Digital de Sinais e Eletrônica Digital.
Doutoranda da Universidade do Porto, Curso de Ciência da Educação, tese sobre Regulação da Educação a Distância nas IES em Portugal. Estudo sobre Regulação, Avaliação e Qualidade na Europa e África. Mestrado em Educação pela Universidade Paulista. Pesquisadora da Escola do Futuro da USP. Coordenadora Nacional do Curso de Pedagogia EAD da Universidade Estácio de Sá, desenvolvendo produtos para implantação do curso na modalidade; Docente no curso de Pedagogia e Administração da Universidade Estácio de Sá. Expertise na área de Educação em empresa com ênfase em Desenvolvimento de Competências e construção de ambientes de formação profissional modo a distância. É Sócia Gerente da Rede Educacional em Portugal e Sócia da +Educação no Brasil. Atua em projetos de formação de professores em EAD em Portugal, Angola e Brasil.
Licenciada em Filosofia, via ensino, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma pós-graduação em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho. Desempenhou funções como professora de Filosofia e Psicologia no ensino secundário e integrou os quadros da Porto Editora em 2000, como gestora de conteúdos, com responsabilidades no site sitiodosmiudos.pt e na plataforma de e-learning Escola Virtual. Em 2007, assumiu funções como responsável pela formação de professores. Enquanto formadora acreditada nas áreas de Tecnologia e Comunicação Educativa e Tecnologias Educativas (e-learning), está envolvida em projetos educativos municipais, como, por exemplo, Manuais Digitais Madeira (Região Autónoma da Madeira), Supertabi Maia (Câmara Municipal da Maia), Gaia Aprende + (Município de Vila Nova de Gaia), PET 21 (Município de Almeirim), entre outros.A Academia Virtual (www.academia.pt), da qual é coordenadora pedagógica, surge em 2019 disponibilizando uma oferta formativa de qualidade em e-learning dirigida a professores e a todos aqueles que sentem vontade de aprender mais e de atualizar as suas competências.
Antônia Neves é Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, com estágio doutoral na Universidade do Porto-Portugal. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão – GEPI e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças – GIPEDI. Atualmente é Consultora Pedagógica do Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial – SENAC RS, atuando com a área pedagógica do Ensino Médio Senac. Tem experiência em redes municipais e particulares de educação, atuando em cargos de docência e supervisão pedagógica de Educação Básica, além de experiências com escolas que trabalham com metodologias e proposta de ensino e aprendizagem inovadoras. Trabalha com os temas: Inovação, Práticas pedagógicas inovadoras, Formação de professores e Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Professora Coordenadora do Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte – Instituto Piaget. Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Licenciada e Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciência das Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Pós-doutorada em Ciências da Educação pela FPCEUP. Coordenadora da RECI (Research Unit in Education and Community Intervention) do Instituto Piaget e colaboradora da comunidade de práticas de investigação CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP. Interesses de investigação: Aprendizagem ao longo da vida; Educação e formação de jovens e adultos; Formação de professores; E-learning, Literacia digital; Ambientes educativos inovadores e metodologias de aprendizagem; Educação nas prisões.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996-1999), com Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001-2003), Doutorado em Educação (2006-2009) e Pós-Doutorado em Educação (2009-2012) na mesma instituição. Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora integrante dos GrPESq/CNPq – Currículo: Sujeitos, Conhecimento e Cultura. Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Universidade Estácio de Sá – Campus Madureira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em teoria curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, didática, avaliação, cultura, identidade e diferença.
Professor Auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorado em Educação, leciona unidades curriculares de Tecnologia Educativa nas licenciaturas de Educação e de Educação Básica, bem como nos mestrados em Ensino. Interesses de investigação incluem a compreensão das oportunidades para melhorar os processos de ensino e de aprendizagem através de práticas de inovação pedagógica com enfoque nos modelos híbridos, nas metodologias ativas nas tecnologias digitais. Website: jlencastre.com.
Licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade dos Açores. Mestrado em Sistemas de Informação e mestrado em TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação: Especialização Multimédia. As áreas de interesse incluem Matemática, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Tecnologia Educativa. Encontra-se na fase de conclusão do doutoramento em Ciências da Educação, na especialização de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Os interesses de investigação são o uso criativo de vídeo em educação e como a edição de vídeo usando smartphones e tablets pode ser uma estratégia pedagógica na compreensão de conceitos complexos em CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).” Co Leader do Google Educator Group – GEG SUPERTABi Portugal. Docente convidado do Instituto Piaget.
10.20 – Break
10.30 – Conferência – Tecnologias – desenvolvimento, inovação e práticas
Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra, investigador em Tecnologia Educativa na Universidade do Minho, coordenador do Projecto Supertabi Maia, consultor em Educação.
Licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade dos Açores. Mestrado em Sistemas de Informação e mestrado em TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação: Especialização Multimédia. As áreas de interesse incluem Matemática, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Tecnologia Educativa. Encontra-se na fase de conclusão do doutoramento em Ciências da Educação, na especialização de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Os interesses de investigação são o uso criativo de vídeo em educação e como a edição de vídeo usando smartphones e tablets pode ser uma estratégia pedagógica na compreensão de conceitos complexos em CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).” Co Leader do Google Educator Group – GEG SUPERTABi Portugal. Docente convidado do Instituto Piaget.
Pausa para Almoço
14.00 – Conferência – Novos Espaços e Tempos para uma Educação Digital de Qualidade
Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Possui Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Professor Associado com Agregação no Departamento de Educação e Ensino a Distância, Diretor da Delegação Regional do Porto e Coordenador da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta. Investigador e Coordenador do Núcleo de Estudos de Pedagogia do Ensino Superior no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra e Coordenador Estrangeiro do Grupo de Pesquisa de Educação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (GPe-dU – UNISINOS/CAPES-CNPq), Brasil. Professor Colaborador nos programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e de Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Professor Convidado no Curso de Especialização em Educação e Tecnologias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. Desde 2020 é coordenador do Curso de Docência Digital em Rede para Professores do Ensino Superior e do Curso de Cinema de Extensão Universitária e Cultural- Do Pensamento à Ação da Universidade Aberta. Coordena, atualmente, o Projeto Educação a Distância em Estabelecimentos Prisionais em Portugal (UAb) e Investigador Responsável Estrangeiro do Programa Institucional de Internacionalização CAPES/PRINT: “Transformação Digital e Humanidades: Educação, Comunicação e Tecnologias” (UNISINOS/UAb).
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Aberta de Portugal. Doutora em Informática na Educação e Mestre em Psicologia pela UFRGS. Professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na UNISINOS. Líder do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital – GPe-dU UNISINOS/CNPq onde desenvolve o conceito de Educação OnLIFE, metodologias e práticas pedagógicas inventivas e a tecnologia-conceito VersOnLIFE, no âmbito dos Metaversos. Conceptora da Rede Internacional de Educação OnLIFE – RIEOnLIFE e da Rede ConectaKaT.
Doutoranda da Universidade do Porto, Curso de Ciência da Educação, tese sobre Regulação da Educação a Distância nas IES em Portugal. Estudo sobre Regulação, Avaliação e Qualidade na Europa e África. Mestrado em Educação pela Universidade Paulista. Pesquisadora da Escola do Futuro da USP. Coordenadora Nacional do Curso de Pedagogia EAD da Universidade Estácio de Sá, desenvolvendo produtos para implantação do curso na modalidade; Docente no curso de Pedagogia e Administração da Universidade Estácio de Sá. Expertise na área de Educação em empresa com ênfase em Desenvolvimento de Competências e construção de ambientes de formação profissional modo a distância. É Sócia Gerente da Rede Educacional em Portugal e Sócia da +Educação no Brasil. Atua em projetos de formação de professores em EAD em Portugal, Angola e Brasil.
Doutorada em Ciências da Educação e Mestre em Educação Multimédia. Atualmente é investigadora auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, onde co-representa a área estratégica “Empoderamento e inclusão através da educação e das artes digitais” do Centro de Investigação e Intervenção em Educação (CIIE). Concluiu 1 estudo de pós-doutoramento relacionados com a literacia digital no ensino básico. Envolveu-se na avaliação de um programa de parcerias escola-universidade promovido pelo município do Porto para promover a literacia científica. É também, desde 2020, membro do comité de avaliação externa da escola do IGEC – Inspeção Geral de Educação e Ciência do Ministério da Educação português, como especialista em educação. Nos últimos 5 anos, participou como investigadora em 9 projetos financiados (5 internacionais e 4 nacionais). É a principal investigadora do projeto coordena o projeto “(DICEs) DIGITAL CITIZENSHIP EDUCATION FROM INSIDE OUT SCHOOLS”: FOCUSING MINORITY YOUTH HABITS, RIGHTS AND SPECIFICITIES REGARDING BEING ONLINE”; e lidera a equipa UPORTO/CIIE no projeto UP2B (2019-1-PT01-KA201-061346).
Doutor em Comunicação (USP), Professor da UFF e da UERJ, há 20 anos trabalha com desenvolvimento territorial, empreendedorismo e liderança. Professional e Team Coach (SLAC). Facilitador e Mediador online, Storyteller. Publicitário (UFF), Consultor de comunicação e marketing, implantou projetos de Team Building, Desenvolvimento de Lideranças, Comunicação de Impacto, Comunicação para Liderança e Negociação para empresas como Shell, VALE, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Portal do Voluntário e Accenture, DNV, Geosoft, Projac – Globo/RJ, CSU, Andrade Gutierrez, IBGE, Queiroz Galvão, Engetec , Oi e Totvs. É sócio consultor da Orgânica, Treinamento e Desenvolvimento, membro consultor do HUB757 e mediador dos PodCasts Desconstruindo e do Start Reputacional.
Atua há mais de 15 anos à frente de projetos de marketing digital e criatividade, principalmente em áreas ligadas à web, mobile e user experience. Já atuou também como Diretor de Criação e Gerente de Projetos de várias agências, como sócio e facilitador em projetos digitais para diversas start-ups do segmento e produz conteúdo para o instagram @victorexplica. Pesquisador tenaz da área de criatividade e inovação e professor, palestrante e coordenador de cursos e workshops em organizações privadas e instituições de ensino no Brasil. Sua experiência passa por projetos de grande porte para importantes organizações como como Toyota, Natura, Bradesco, Itaú, Rio+20, Amex, L’Oreal, Forças Armadas, Dow, GSK, C&A, Banco do Brasil, entre outras.
Doutoranda da Universidade do Porto, Curso de Ciência da Educação, tese sobre Regulação da Educação a Distância nas IES em Portugal. Estudo sobre Regulação, Avaliação e Qualidade na Europa e África. Mestrado em Educação pela Universidade Paulista. Pesquisadora da Escola do Futuro da USP. Coordenadora Nacional do Curso de Pedagogia EAD da Universidade Estácio de Sá, desenvolvendo produtos para implantação do curso na modalidade; Docente no curso de Pedagogia e Administração da Universidade Estácio de Sá. Expertise na área de Educação em empresa com ênfase em Desenvolvimento de Competências e construção de ambientes de formação profissional modo a distância. É Sócia Gerente da Rede Educacional em Portugal e Sócia da +Educação no Brasil. Atua em projetos de formação de professores em EAD em Portugal, Angola e Brasil
17.00 – Fecho do 2º dia
Sábado – 29/10/2022
Dia 3: Ensino Online
9.30 – Painel 3 – Cibersegurança, proteção de dados (segurança online em contexto educativo)
É especialista e empresário na área de Inteligência de Dados. Engenheiro formado pela escola politécnica da USP, com mestrado e doutorado em Inteligência e Vida Artificial. Iniciou sua carreira atuando como Analista de Sistemas, onde se interessou pelo poder que os Dados exerciam e exercem nas organizações, projetando, desenvolvendo e implementando diversos projetos que envolvem dados. Hoje ele é o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Datuen Adimena – especializado em Inteligência de Dados – com atuação em Projetos, Ensino, Representação, Administração de Recursos Humanos especializados em dados e constroi uma base de dados, infromações e de conhecimento em todos os setores da sociedade. Slogan preferido dele é Semear Educação é Colher Vida.
Vitor Raposo é empreendedor em diversos segmentos, mentor, consultor e professor. Doutorando e Mestre em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociais: Especialista em Inovação e Negócios pela Nova Business School em Portugal, em Gerenciamento de Projetos pela FGV e em Gestão Estratégica de Negócios pela UCB. Atua como Presidente do Project Management Institute – Chapter Amazonia.
10.30 – Break
10.45 – Painel 4 – Ensino Híbrido aplicado em diferentes Países
Pós-Doutoramento em Educação pela UL – Universidade de Lisboa. Doutora em Gestão pela UTAD – Universidade de Trás os Montes e Alto D’Ouro (Portugal), com tese sobre Liderança Autêntica, Capital Psicológico Positivo (Psycap) e Criatividade. Mestrado em Educação e Mestrado em Desenvolvimento Humano pela UNESA (Universidade Estácio de Sá). Pós Graduada em Educação a Distância pelo Centro Universitário UniSEB, Pós Graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Unigranrio (Universidade do Grande Rio), Especialista em Consultoria pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Graduada em Administração pela UNESA (Universidade Estácio de Sá), Graduada em Psicologia pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Professora e Conteudista das Universidades Estácio de Sá, Veiga de Almeida, Unigranrio e Detcom. Consultora em Gestão de Pessoas e Palestrante em Eventos Corporativos no Brasil (ABRH, RH-Debates, Hemorio, Unisuam, CRA-RJ, CFA), Angola e Portugal (Univ. de Lisboa, Univ. de Coimbra, UTAD, Restaurante Clara Jardim), nas áreas de Gestão Empresarial, Soft Skills, Competências Gerenciais e Resiliência, tema de seu último livro, Resiliência e Liderança – Administrando diante da adversidade. Membro da Sobrare (Sociedade Brasileira de Resiliência) e do FORGES (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa), em Portugal.
Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS, Especialista em Educação Ambiental, Licenciada em Ciências Biológicas. Atua na docência do ensino superior da área de Microbiologia e Biossegurança com foco em Metodologias Ativas de Aprendizagem, por meio de elaboração de materiais didáticos pedagógicos. Atualmente é Assessora de Metodologias de Ensino do Centro Universitário Unigran Capital e como docente no ensino superior. Criadora do produto educacional “Sequência Didática: Estações da Genética do Sistema ABO”.Pós graduação em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno- PUC/RS. Atua como coordenadora de metodologias de ensino no Centro Universitário Unigran Capital, fomentando as metodologias ativas e inovações tecnológicas na formação continuada de docentes do ensino superior. Ministra aulas desde 2018 nas disciplinas do núcleo básico e específico do Curso de Estética com efetiva atuação no curso promovendo métodos de ensino e aprendizagem ativa para estímulo do protagonismo discente. Atua também nas atividades de Extensão e projetos de iniciação científica.
Pós-Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Brasil(2020), doutora em Psicologia (UFRJ-2020), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará/Brasil(1999) e graduada em Psicologia também pela UFPA. Criação e coordenação de diversas brinquedotecas e projetos sobre o brincar. Hoje, oferece cursos de organização de brinquedotecas e estruturação de projetos lúdicos-pedagógicos. Como psicóloga, presta consultoria de creches, nos segmentos de ensino infantil e fundamental. Participa da equipe de pesquisadores do projeto “Uma agenda não colonial para o estudo da infância: subjetividade pública e ação no mundo comum” – UFRJ.
Licenciado em Ciências Biológicas, Letras e Pedagogia. Especialista em Ensino, Educação e Análises Clínicas e Toxicolóvicas. Mestre em Morfologia Humana e Doutor em Biociências Nucleares com Pós-doutorado em Patologia Experimental. Têm expertise em Neurofarmacologia e Neuroquímica.
Possui graduação em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pela Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Mestre em Computação Aplicada, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Analista de Sistemas do Centro Universitário da Grande Dourados e professor do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas modalidade EAD e Engenharia de Software (modalidades EAD e Presencial). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, Redes de Computadores, Segurança da Informação, Sistemas Embarcados, Processamento Digital de Sinais e Eletrônica Digital.
Doutoranda da Universidade do Porto, Curso de Ciência da Educação, tese sobre Regulação da Educação a Distância nas IES em Portugal. Estudo sobre Regulação, Avaliação e Qualidade na Europa e África. Mestrado em Educação pela Universidade Paulista. Pesquisadora da Escola do Futuro da USP. Coordenadora Nacional do Curso de Pedagogia EAD da Universidade Estácio de Sá, desenvolvendo produtos para implantação do curso na modalidade; Docente no curso de Pedagogia e Administração da Universidade Estácio de Sá. Expertise na área de Educação em empresa com ênfase em Desenvolvimento de Competências e construção de ambientes de formação profissional modo a distância. É Sócia Gerente da Rede Educacional em Portugal e Sócia da +Educação no Brasil. Atua em projetos de formação de professores em EAD em Portugal, Angola e Brasil.